Do tubo ao YouTubado


Hello, stranger!

Para dar o play inicial aqui no blog, vamos contar de leve porque o YouTube acabou por se tornar a rede social mais influente da atualidade.


A televisão começou lá em 1930, na Alemanha, Inglaterra, EUA e União Soviética, onde há os primeiros registros da guerra.  Aqui no Brasil ela chegou em 1950 e se iniciou com a inauguração da TV TUPI, pelo jornalista Assis Chateaubriand.

Lá na época da juventude dos seus avós, o pessoal da família se reunia em frente a uma televisão de tubo, parecida com essa


Isso pesava uma tonelada!

De lá pra cá, ela já evoluiu bastante.  Era na sala, na frente dessa televisãozona que as conversas aconteciam, que as famílias tinham um momento reunidas. Os pais voltavam do trabalho, sentavam-se junto de sua esposa e filhos e riam ao assistir novelas, desenhos e programas de humor. Haviam verdadeiras brigas para decidir quem ia escolher o canal que todos iriam assistir.

Com o passar dos anos as televisões foram se modernizando, se tornando mais atrativas, ganhando tamanhos e formatos novos para que as pessoas quisessem, cada vez mais, estar na frente dela. Ao mesmo tempo acontecia uma revolução tecnológica silenciosa. Em 1956, a Ericsson deu inicio a produção do primeiro celular e, acredite, a partir dali o mundo jamais seria o mesmo.



[Ericsson MTA (Mobilie Telephony A)]
Não, ele não tem Wi-Fi. Nem 3G.

Hoje no Brasil são 276.153.110 celulares (caramba!). Dados do final de 2014 mostram que o número de brasileiros que acessam a internet pelo celular é de 31% de toda a população. Desses 31%, 30% utilizam as redes sociais, entre elas o nosso querido YouTube.

Em julho de 2014, o YouTube informou que o Brasil é o segundo país em consumo de vídeos no mundo, em média são 100 horas de upload por minuto.

Hoje, você que esta lendo esse blog tem um comportamento diferente dos seus avós, que se sentavam na sala com os pais para ver televisão e não interagiam com ela e nem através dela. As pessoas não fazem mais isso. Algumas famílias nem televisão na sala tem mais.

Você simplesmente tira o celular do bolso, filma, edita, posta e compartilha o que quiser em questão de minutos. Chega de esperar passar algum programa chato antes do seu show favorito, de esperar a primeira reprise da novela pra ver um episódio que você perdeu, de só assistir o seu clipe de música preferido uma vez por programa... Tudo isso mudou, graças ao YouTube. Hoje você assiste o que quer, quando quer, como quer, onde quer e com quem quer! É como se você mandasse na programação da televisão de todos os canais!

E, com isso, o mundo teve que mudar. Como todo mundo tem um verdadeiro estúdio de filmagem e edição no bolso, hoje é difícil perder uma notícia, um absurdo, uma impunidade, uma fofoca, uma risada... todos gravam tudo e mostram pra todo mundo! Ninguém está mais satisfeito em viver algo. Hoje, as pessoas querem compartilhar o que vivem, seja bom ou ruim, com todo mundo!


Pensa de novo, professor.
As gerações saíram do tubo para o entubado. O que você pensa disso? Será que a televisão morreu? Será que o YouTube virou uma parte vital da vida das pessoas? E qual será o próximo grande passo da humanidade, hein Katrina? Descubra isso, e muito mais, nos nossos futuros posts, aqui, no U2B!
Google Plus

Sobre Thata Espósito

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário